Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Seguradora Líder participa da comissão especial da SUSEP para debate do modelo atual do Seguro DPVAT

Publicado em segunda-feira, 12 de março de 2018

Newsletter - 12/03/2018 - 17ª Edição

Na última quinta-feira, dia 08 de março, aconteceu a primeira reunião da comissão especial da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), criada com o intuito de debater o atual modelo do Seguro DPVAT. Junto com outros órgãos do mercado segurador e ligados à defesa do consumidor, a Seguradora Líder também participa desta comissão, representada pelo seu Diretor-Presidente, Ismar Tôrres.

A comissão especial foi criada recentemente por meio da Portaria Susep nº 7070 para atender demandas de diversos grupos de trabalho internos da SUSEP, estabelecidos de 2015 até 2017, com o objetivo de discutir temas relacionados ao Seguro DPVAT, inclusive os relacionados ao modelo de operação.

Na ocasião, Ismar Tôrres destacou que o seguro DPVAT, que foi criado há mais de 44 anos, passou por várias fases e evoluiu na linha do tempo. “Diversos aperfeiçoamentos foram incorporados pela regulamentação neste período, a exemplo da cobertura do seguro, independente de comprovação de quitação, da culpa do condutor ou da necessidade de identificação do veículo, beneficiando indistintamente toda a população brasileira, particularmente as pessoas de baixa renda.”, reforçou.

Tôrres acrescentou também que “para corrigir os problemas enfrentados no passado, o modelo operado sob a forma de consórcio, administrado por uma Seguradora Líder, permitiu ganhos de escala nesta operação e maior higidez ao sistema, além de facilitar a fiscalização centralizada por parte da SUSEP.”

O Diretor-Presidente da Seguradora também admitiu que o atual modelo pode ser aperfeiçoado em diversos aspectos, com vistas a promover correções já identificadas por diversos trabalhos realizados, relacionados ao modelo de operação e de gestão do seguro. “Por iniciativa da própria Seguradora Líder, está também em curso um trabalho visando conhecer as melhores práticas internacionais em relação ao seguro de acidentes de trânsito, com vistas a indicar caminhos que poderão resultar na melhoria deste importante seguro social em nosso país”, completou Tôrres.

Além de representantes da SUSEP e da Seguradora Líder, a referida comissão criada pela Portaria Susep é formada por membros da Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) do Ministério da Fazenda; da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON); da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg); da Federação Nacional de Seguros (FenSeg); da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor); da Escola Nacional de Seguros e do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização das operações da Seguradora Líder relativas à administração do Seguro DPVAT em todo o território nacional.






​Mais artigos​