Sign In
Início do conteúdo
​​​​
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Home

Notícias​

​​​ ​

Boleto do Seguro DPVAT da frota do RJ será emitido diretamente no site da Seguradora Líder

Publicado em terça-feira, 24 de outubro de 2017

A partir de hoje, dia 24, o proprietário de veículo do Rio de Janeiro poderá marcar o agendamento de vistoria de veículos no site do Detran sem a necessidade de pagamento do Imposto sobre Propriedade sob Veículos Automotivos (IPVA). No entanto, para este mesmo agendamento e para a renovação do licenciamento anual e respectiva emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o cidadão precisa fazer o pagamento do DPVAT, o Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. O boleto referente ao Seguro deverá ser impresso diretamente no site da Seguradora Líder, responsável pela administração e operação do Seguro, no seguinte link: https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br

A emissão está disponível para todas as categorias de veículos: automóveis, particular e de aluguel, ônibus, micro-ônibus, vans, ciclomotores, motocicletas, caminhões e pick-ups. Somente após o pagamento das taxas do Detran, do Seguro DPVAT e das multas, o cidadão deverá fazer o agendamento do seu serviço no site do Detran. Como já são realizadas atualmente, as marcações são feitas após a compensação do pagamento do serviço.

Veja abaixo os pontos que possam gerar dúvidas neste novo processo:

- Como o proprietário do veículo saberá qual a data limite para o pagamento do Seguro DPVAT?

Não há data limite e o pagamento pode ser realizado a qualquer momento. Na guia de arrecadação do DPVAT constam informações sobre pagamentos feitos após a data de vencimento do Seguro, que é coincidente com a primeira cota ou a cota única do IPVA, ou até o licenciamento, no caso de veículos isentos do referido imposto. Todas essas regras estão regulamentadas na Resolução CNSP nº 332/2015.

- O que vai mudar na hora de quitar o Seguro DPVAT para o proprietário de veículo automotor?

Antes, para os proprietários das categorias 1, 2 e 10 (automóveis, particular e de aluguel, caminhões e pick-ups), a cobrança do Seguro DPVAT já estava incluída na Guia de Recolhimento de Débitos (GRD), emitida através do site do Banco Bradesco. Agora, o DPVAT deverá ser quitado separadamente, através de guia gerada no nosso site. É importante reforçar, ainda, que a quitação do DPVAT do exercício atual e anterior continua a ser exigência para o agendamento e a renovação do licenciamento anual e da respectiva emissão do CRLV.

- Quanto tempo demora para o pagamento ser processado?

O pagamento é processado e a informação da baixa do pagamento enviada para o DETRAN-RJ geralmente em até 48 horas, dependendo do banco arrecadador.

​​​ ​

​Mais notícias​