Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Indenizações do Seguro DPVAT: um retrato do trânsito nos últimos dez anos

    ​Por Paulo Amador - Jornalista e Escritor

    O trânsito de veículos automotores no Brasil, lamentavelmente, continua a ser um dos mais frequentes e assustadores motivos de sofrimento para as famílias e de preocupação para as autoridades. A cada ano, cerca de 50 mil pessoas morrem, nas ruas ou nas estradas, em acidentes que são marcados, em sua esmagadora maioria, pela imprudência de motoristas ou de pedestres.

    Os números estarrecedores divulgados pelo Seguro DPVAT no Boletim Especial "Dez anos de trânsito" confirmam este fato. Entre 2008 e 2017, o Brasil contabilizou nada menos que 4.522.895 vítimas de trânsito indenizadas pelo Seguro DPVAT, o que corresponderia a pouco menos que uma vez e meia do total de habitantes de um país vizinho, o Uruguai (3.460.000 habitantes em 2018).

    E nessa contabilidade que é um verdadeiro desafio às mínimas exigências de uma convivência civilizada no trânsito, dois registros dispensam qualquer comentário: nesse mesmo período, 504.026 morreram e 3.137.187 passaram a conviver com algum tipo de invalidez, parcial ou permanente, em consequência de algum tipo de acidente de trânsito, que vitimou passageiros e motoristas.

    Como resposta à tragédia, o Brasil dispõe, felizmente, e de modo pioneiro: o Seguro DPVAT. Criado em 1974, o Seguro desde então vem sendo operado com vistas a seu permanente aperfeiçoamento e, para estar a cada dia mais próximo do usuário, com facilidade de acesso e simplicidade de operação, a Seguradora Líder-DPVAT vem ampliando sua rede de atendimento em todo o País. O Boletim Especial "Dez anos de trânsito" comprova este fato. De acordo com o documento, em 2008, havia 552 pontos de acesso espalhados por todas as Unidades da Federação. Em 2017, essa rede foi ampliada para mais de 8.080 pontos: uma expansão de 1.364,13% no número de pontos de acesso.

    Trata-se de um esforço e mobilização sem precedentes, tornado realidade graças a uma parceira estratégica articulada com os Correios – que têm cobertura em todo o território nacional –, e que se destina ao recebimento de documentação relativa ao acidente de trânsito e suas consequências indenizáveis. E tudo isto, de modo simples, descomplicado, gratuito, que dispensa a atuação de intermediários.

    Através da edição especial do Boletim Estatístico, a Seguradora Líder-DPVAT contribui para apresentar um cenário atual do trânsito brasileiro, fornecendo um importante instrumento para apoiar governos e instituições no planejamento de políticas de educação e ações de segurança. Para conferir o documento na íntegra, basta acessar o site da Seguradora Líder, clicando aqui.






Assine nossa Newsletter